sábado, 15 de janeiro de 2011

Aparências...O lado bom e mau que observo... (47)

Este blogue parece-se muitas vezes um anexo d'A bola, (quem me dera talvez), acabo por falar mais de futebol do que aquilo que quero. O futebol tem-me dado...uma tranquilidade, acompanhada de um felicidade, que nunca pensei. Sei que é o desporto rei (porque será não é?), mas comigo, funciona como uma maneira relaxante de passar o meu tempo. Sinto, que durante noventa minutos, estou bem...Sabe-me bem aos olhos, faz-me vibrar se for o caso...E hoje, escrevo este texto por duas razões...Se bem que ambas é para dar nas orelhas do povo português; apenas observando ângulos diferentes. Em primeiro lugar, (e este é um facto que já tinha observado) fez-me rir a postura dos homens do topo do Sporting Club de Portugal. Não sei se já repararam mas todos eles se vestem de forma muito bem ordenada, sem nada fora do sitio, e a gola da camisa e suas garbadines fazem lembrar um estilo de tropa...Como se isto não bastasse, têm todos uma postura de "maus", de comandantes, de fortes...Mas a verdade é outra. Não conseguem dar as suas tão fortes ordens para dentro do campo, nem mesmo cá fora. E quando a revolta e frustração os atinge (o que vos digo já, queridos "tenentes" que calha a todos), pousam a cabeça, barafustam, e o vocabulário que sai das suas bocas é tudo menos educado...Para quê essa postura? Se nem resultados vos trás? Coloquem um sorriso, e façam o melhor no que vos compete. (E eu nem sequer sou sportinguista...por isso, aproveitem.)
Hoje também acompanhei a rubrica perdidos e achados, na SIC. É algo que por vezes vejo, pois acho interessante...Dentro de mim, sempre existiu algo que gosta de observar (e se for para me agradar, melhor ainda) o antes e o depois. O caso de hoje era sobre estrangeiros (da Holanda e França principalmente) que investiram em terrenos abandonados (ou se preferirem a verdade: não aproveitados) no Alentejo. Terrenos, no nosso país, esquecidos, postos de lado, como se tivéssemos tanto...Como se fossemos tudo...Por amor de Deus. Que fique bem assente que não estou a criticar os actos dos estrangeiros, nem que sou contra a sua estadia aqui, pelo contrário, pelo contrário! E foi engraçado ver as suas figuras iniciais, como que uns pobres coitados deitados sem querer numa terra quase árida...à deriva...E agora? São pessoas resplandecentes! Vivas. Que lutaram! E não lutaram em vão. Portugueses...com todo o respeito: onde está o vosso cérebro? O vosso coração? Em lado nenhum...Desde o tempo das Descobertas que somos, tal como disse o grande Eça, uns "vencidos da vida"...

Sem comentários:

Enviar um comentário